Conheça a Media & Entertainment Collection
A Media & Entertainment Collection é a coleção da Autodesk com as ferramentas mais modernas para produções do mercado de games. Saiba mais sobre a coleção.

O fantástico mercado de games tem, ao redor do mundo, cerca de 2,7 bilhões de usuários. No Brasil, este mercado não para de crescer e inclusive escapou da crise no país causada pela pandemia de COVID-19, principalmente com o crescimento do isolamento social.
No ranking mundial o Brasil é o 13º país que mais consome games no mundo e lidera na América Latina. Só aqui, em 2018, movimentamos US$ 1,5 bilhão e já existe uma expectativa de crescimento de 5,3% até 2022.
Mas afinal de contas, o que fazem as empresas de games?
Empresas de games realizam a captação de movimento para personagens, modelagem de cenários, criação de personagens, texturização e animação. Todo conteúdo é depois exportado a um motor de jogos que irá estabelecer a mecânica do jogo.
Pensando nisso, a Autodesk desenvolveu as ferramentas mais modernas para ajudar essa indústria que só cresce no Brasil e no mundo, aumentando assim a produtividade e velocidade de produção direcionado aos jogos.
Conheçam, portanto, a Media & Entertainment Collection, também conhecida como M&E Collection.
A Media & Entertainment Collection inclui todas as ferramentas de que você precisa para gerar um canal de processamento de animação 3D avançado e dimensionável para ações complexas de simulação, efeitos e renderização.
Segundo a Autodesk.
Ela é formada por nove ferramentas de altíssimo nível para ajudar sua empresa a esboçar, modelar, animar, criar efeitos, iluminar e renderizar projetos.
Inclusive um dos softwares da coleção, o Autodesk Maya, está presente constantemente nos filmes vencedores de oscar por “Melhores Efeitos Visuais, Animação e Curta de Animação” há quase 20 anos, o que comprova o comprometimento da Autodesk em entregar o melhor do mercado neste segmento.
Ferramentas da Media & Entertainment Collection:
– Maya: É um software de animação computadorizada, modelagem, simulação e renderização 3D e gráficos personalizados. Possui solucionadores dinâmicos que permitem criar rapidamente efeitos dignos de um “sucesso de bilheterias”;
– 3ds Max: O 3ds Max permite dimensionar seu fluxo de trabalho com automação, permitindo que você passe mais tempo em atividades criativas. Software de modelagem 3D e renderização para visualização de projetos, jogos e animação. Estenda fluxos de trabalho incorporados por meio de APIs acessíveis;
– Arnold: O software Arnold é um avançado agente de renderização de tracejamento de raio Monte Carlo que ajuda você a trabalhar com mais eficiência. Fácil integração com todas as principais ferramentas 3D de criação de conteúdo digital (DCC, digital content creation) e possibilidade de criar sombreadores personalizados;
– MotionBuilder: Software que permite a Produção e animação de personagens 3D de qualidade com movimentos predefinidos;
– Mudbox: Esculpa e pinte texturas e geometria 3D altamente detalhadas. O software de pintura de textura e escultura digital Mudbox® 3D oferece um conjunto de ferramentas intuitivo e tátil;
– SketchBook: O software de desenho e pintura SketchBook permite que projetistas, arquitetos e artistas conceituais esbocem ideias rapidamente e criem ilustrações impressionantes. O SketchBook oferece um espaço de trabalho limpo e organizado para um acesso rápido às suas ferramentas sempre que você precisar delas;
– ReCap Pro: Use o software de digitalização ReCap ™ Pro 3D para criar modelos 3D a partir de fotografias importadas e digitalizações a laser;
– Gerador de personagens: Com poderosas ferramentas de design e animação 3D, o Character Generator oferece aos artistas um laboratório baseado na web para criar personagens 3D totalmente equipados para pacotes de animação e motores de jogo;
– Autodesk Rendering: Aproveite o amplo poder de computação graças aos recursos de renderização na nuvem do Autodesk Rendering. Com eles, você pode criar imagens fotorrealistas e de alta resolução em menos tempo.
Impactos positivos com o uso da Media & Entertainment Collection
Sem dúvida é garantir um fluxo de trabalho completo com ferramentas poderosas na sua indústria de games.
A Autodesk é líder neste setor, utilizado nos principais títulos de jogos AAA das maiores empresas mundiais.
É a máxima qualidade alinhada à confiabilidade do mercado, com as ferramentas certas para o desenvolvimento dos seus projetos. O conjunto de softwares presente na Media & Entertainment Collection proporcionará precisão e ao mesmo tempo velocidade de aplicação e visualização de efeitos.
Grandes empresas do mercado, produtoras de TV, como TV Globo, Band e Vetor Zero, já usam essas ferramentas e contestaram o aumento na produtividade.
Conclusão
Vimos que o mercado de games só cresce no Brasil e no mundo com bilhões de usuários mergulhados no mundo fantástico dos games.
Por isso a Autodesk criou e reuniu um grupo de ferramentas intitulado de Media & Entertainment Collection, que entrega softwares que atuam neste segmento. São sólidas ferramentas que estão presentes nos principais filmes de hollywood e vencedores de oscar na categoria “Melhores Efeitos Visuais, Animação e Curta de Animação”.
Temos cases importantíssimos de utilização dessas ferramentas e garantia de sucesso.
A MAPData convida você a conhecer e mergulhar no mundo da M&E Collection e a crescer junto com esse mercado no Brasil, ajudando a desenvolver suas animações e entretenimento de forma eficiente e com projetos de altíssimo nível.
Engenheira civil formada na Universidade Estácio de Sá e técnica em edificações pelo SENAI, Dyana se empenha no estudo de novas tecnologias e atua diretamente na disseminação da Modelagem da Informação da Construção (BIM).
Dyana auxilia construtoras, indústrias e o setor público a aplicarem soluções Autodesk no desenvolvimento dos projetos, estratégias e serviços, posicionando os softwares mais indicados para o sucesso desejado.