O Canva é uma das mais populares ferramentas de design gráfico na web. Tem muitas templates prontas para uso e ferramentas que possibilitam a criação em apenas alguns cliques, e está disponível como aplicativo de smartphone.
O Adobe Spark é uma ferramenta Adobe e funciona no desktop e também como aplicativo de smartphone. Assim como o Canva, o Adobe Spark possibilita a criação de artes gráficas com templates prontas, muitas ferramentas e bibliotecas de fontes disponíveis, entre outras funcionalidades.
Confira os principais comparativos entre os dois aplicativos que vão auxiliar você na escolha entre Canva ou Adobe Spark.
Opções de imagens
O Canva utiliza bancos de imagens gratuitos e também muitos plugins que dão acessos a bancos de gif, por exemplo, possibilitando assim a inserção de diversos tipos de ativos dentro de um mesmo projeto.
Já no Adobe Spark, você pode realizar buscas de imagens direto do Pixabay e Unsplash, em contra partida, você pode vincular sua conta do Adobe Stock e também ativos criados em sua própria Creative Cloud, fotos do Lightroom, arquivos no Dropbox e Google Drive.
Fontes e tipografia
No Adobe Spark as possibilidades são variadas, pois a ferramenta está vinculada ao Adobe Fonts. Lembre-se de ativar as fontes que você irá precisar no Adobe Fonts antes de começar a usar o Adobe Spark. Ele também conta com modelos prontos para serem alterados facilmente.
Em contra partida, o Canva conta com alguns padrões um mais engessados quanto a criação de textos e efeitos. Caso você precise trabahar com um bloco de texto com vários estilos, isso só será possível com um retrabalho com cada fonte utilizada. Um ótimo ponto positivo é a listagem de fontes que já estão dentro do Canva, onde há fontes decorativas e profissionais, assim como templates prontas ao alcance do usuário.
Tanto o Canva quanto o Adobe Spark oferecem conjuntos e uma infinidade de modelos já prontos, esperando somente que sejam utilizados como modelos para incríveis criações.
No Canva, você pode escolher templates com tamanhos já predefinidos como postagens para Facebook, Instagram e banners para o YouTube.
Já no Adobe Spark, a brincadeira fica mais séria, a quantidade de templates e modelos de tamanhos é gigante, além de contar com padrões de comunicação predefinidos para sua empresa, tais como logo, cor e fontes padrão.
Ferramentas para formatação
A formatação é uma ferramenta poderosa quando citamos Design Gráfico, uma vez que há uma diversidade muito grande de artistas e graphic designers, trabalhando com a possibilidade de formatar padrões e templates, vem junto a possibilidade de criar projetos únicos e extremamente criativos.
Tanto o Spark quanto o Canva trazem possibilidades de formatação. Porém com um destaque maior, fica com o Adobe Spark, devido a possibilidade de realizar ações de substituição muito mais intuitiva e fácil, como o que acontece com o botão de Replace Image do Spark.
Já no Canva, essa substituição é muito mais manual e um pouco trabalhosa.
Layout
A facilidade de centralizar e distribuir conteúdo é um diferencial gigantesco quando falando em Design, pois design bem feito é quando todo o layout faz sentido e se combina, e isso é impossível sem um alinhamento de grid e colunas.
O Adobe Spark conta com um alinhamento avançado e automatizado de linhas guia, reconhecendo alguns possíveis alinhamentos e realizando um auto-align em sua formatação, além de também oferecer modelos de layout de colunas.
O Canva também grids, no qual também ajuda na colagem correta da composição, o maior problema aqui é que o uso das grids do Canva não é tão intuitiva quanto as smart guides do Spark, tornando mais trabalhoso o alinhamento correto dos ativos.
Creative Cloud
O Adobe Spark está incluso na Creative Cloud, coleção da Adobe que inclui os melhores aplicativos criativos e softwares para design, criação, vídeo e web.
Amante da tecnologia, Douglas Anjos já trabalhou com muitos meios de comunicação. Atualmente especialista técnico na MAPData e palestrante em diversas apresentações e webinars, Douglas já foi reconhecido e certificado inúmeras vezes pela própria Adobe, o que destaca seu vasto conhecimento quando o assunto é documentação digital e criatividade.